2/08/2009

Banda Calypso - Indicada para o Prêmio Nobel da Paz

O carisma de Joelma e Chimbinha fez a Banda Calypso chegar longe: a dupla vai disputar uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz, o mais prestigiado do mundo. A iniciativa partiu da organização não-governamental Comitê da Paz. A entidade tem direito a indicar candidatos por ter membros vindos dos Boinas Azuis, tropa de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) que ganhou Prêmio Nobel em 1988 pela missão humanitária no período de 1957 a 1967 na Faixa de Gaza.
Em março, os candidatos serão avaliados por membros do comitê norueguês do Nobel, que decidirá quem segue na disputa pelo prêmio. Romário é mal exemplo“Procuramos pessoas que possam servir de parâmetro para os brasileiros. E Joelma e Chimbinha são os filhos, nora e genro que todos gostariam de ter, fazem um trabalho social importante no Pará, dão o exemplo de família numa época em que bebês são abandonados em lagos e no lixo, e crianças são jogadas pela janela”, explica o bispo João Pedro do Nascimento, 76 anos, presidente do Comitê da Paz e veterano dos Boinas Azuis. Para ele, a boa imagem do casal conta. “Romário é ótimo jogador, por exemplo, mas não ia querer que ele se casasse com minha filha”, diz.

Para ficar na lista dos selecionados, a idéia é documentar projetos de vulto — como visitar as tropas de paz do Brasil no Haiti e ajudar brasileiros que vivem ilegalmente nos Estados Unidos — para enviar ao comitê do Nobel.

Além do sucesso popular, Banda Calypso tem atuação social no Pará através de campanhas de doação e geração de empregos, com a marca de roupas levada à frente por Joelma. Por sua infância pobre, a cantora tem preocupação em criar trabalho na sua região.Diante da responsabilidade de encarar um Prêmio Nobel, porém, os artistas põem o pé no freio.

Segundo o produtor Raphael Acioli, da Luan Produções, que cuida do grupo, a notícia surpreendeu Joelma e Chimbinha. Eles acreditavam que participariam de campanha como embaixadores da paz. A idéia do presidente da ONG é fazer um grande evento de música e esporte dia 15, no Pará, para lançar a candidatura.

Processo de escolha dura quase um ano

A escolha do vencedor do Nobel da Paz é demorada.

O processo começou em setembro de 2008 e termina em dezembro de 2009. Todo ano, em setembro, o comitê do Nobel envia cartas a todos os que podem fazer suas indicações — entre os que têm direito a participar estão chefes de Estado, reitores de universidades, membros do comitê norueguês do Nobel, conselheiros do Nobel Foundation e vencedores do Nobel de anos anteriores. Ninguém pode indicar a si mesmo.

O prazo para as indicações termina em fevereiro. Segundo o site do prêmio, em média, há 140 indicações por ano, entre pessoas e organizações. A partir dessas candidaturas, uma comissão seleciona lista de nomes, em março. Essa lista, menor, é enviada para análise de especialistas na área.A escolha final é feita em outubro, sobre essa lista, pelo comitê do Nobel. Ganha quem conseguir a maioria dos votos. A cerimônia de entrega é dia 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega.Além do Nobel da Paz, são concedidos os prêmios de Física, Química, Literatura, Economia e Medicina.



Texto Jonal O DIA online disponivel em <http://odia.terra.com.br/cultura/htm/calypso_no_nobel_227652.asp>

Vídeo Site You Tube

Adaptação: Thierre Januth

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, ja tinha lido esta matéria, e achei um tremendo mau gosto!
Calipso para o premio nbel da paz?
Daki a poko indicam Gabriel o pensador para o de física?seria justo! usahsuahs Não sei...[TENSO] hehe


passa lá?:
http://maeachuquefuiabduzido.blogspot.com/

Abraços

Marcella Castro disse...

Bom, se eles são ótimas pessoas, ajudam com caridades e tudo mais, ótimo! Mas achei meio desnecessário, ainda mais pelo ritmo de músicas que cantam e despertam nas pessoas de classes mais baixas. São meninas com roupas curtíssimas dançando isso e se expondo sem necessidade. Depois se perguntam pq foram estupradas ou coisa do tipo! Nem parece roupa e sim um pedaço de pano no corpo!
Então acho assim, existem muitas pessoas que também fazem caridades, pessoas normais, que ajudam os necessitados. Aliás, conheco e faço parte de um movimento de proteção aos animais. São muitas pessoas que se dedicam a isso e todas são merecedoras, mas já que tem que ser alguém 'famoso' que escolhessem alguém melhor né! rsrs
Muita gente valoriza as pessoas que ajudam os pobres, mas poucos se importam com aqueles que fazem caridades para os animais, seres tão esquecidos nesse mundo conturbado!
Beijos!!

Bate Papo - Thierre Januth